Tudo sobre o Dia da Mãe
tudo sobre o dia da mãe

Tudo sobre o Dia da Mãe

Qual a origem do Dia da Mãe? Porque já se celebrou a data em dias diferentes? Quais as frases mais bonitas para dedicar às mães neste dia especial? Sabe tudo aqui e inspira-te nas nossas sugestões.

Quem acha que é uma modernice do mundo ocidental ou uma data inventada puramente por motivos comerciais, desengane-se: o Dia da Mãe é uma celebração bem antiga e de origem histórica.

Os primeiros registos de algo semelhante ao Dia da Mãe remontam à Grécia Antiga, com comemorações em honra de Rhea, a mãe dos deuses gregos. Em Roma, dois séculos antes de Cristo, já havia festividades dedicadas à mãe dos deuses romanos, Cybele. Quase dois mil anos depois, no século XVII, a tradição é reinventada em Inglaterra, onde o quarto domingo de Quaresma era reservado para homenagear todas as mães inglesas.

dia-da-mãe-1
Amor de mãe

O Dia como o conhecemos, no entanto, tem pouco mais de um século. Foi fundado em 1905, nos Estados Unidos, pela ativista Anna Maria Jarvis, em homenagem à sua falecida mãe. A ideia surgiu porque as suas amigas, preocupadas durante o seu período de luto, organizaram um dia para homenagear a memória da sua mãe. Foi o que levou Jarvis a querer fazer o mesmo por todas as mães e todas as filhas, em situações semelhantes ou diferentes da sua, oficializando um Dia da Mãe. Assim foi.

Em 1910, o governador da Virgínia acrescentava este dia ao calendário daquele Estado e, quatro anos mais tarde, a data passava a ser nacional, celebrada em todos os Estados no segundo domingo de maio. Anna Jarvis ficou para a História como a mãe do Dia da Mãe.

dia da mãe 2022
Dia da Mãe em Portugal | Amamentação

E por cá? Desde quando se comemora?

Em Portugal, o dia começou a celebrar-se na década de 1950, por iniciativa da Mocidade Portuguesa Feminina. A organização fixou o dia a 8 de dezembro, já que se tratava do Dia da Imaculada Conceição. O dia passou a celebrar-se em maio já há mais de 40 anos mas, ainda assim, há quem ainda hoje mantenha a tradição e faça questão de celebrar a data inicial, em dezembro.

Atualmente, o dia celebra-se em Portugal no primeiro domingo do mês de maio. É costume passar o dia entre família, com mães e avós, criando memórias ou recordando quem já não está. Passam-se momentos, trocam-se gestos de carinho e é costume oferecerem-se prendas do Dia da Mãe. Há também quem aproveite a ocasião para pôr por palavras o amor e a gratidão que se tem pela figura da mãe. Para os menos poéticos, deixamos algumas

sugestões…

Frases do Dia da Mãe

  • Não o dizemos vezes suficientes, mas sentimos todo o amor e o que fazes por nós todos os dias. És a cola que mantém a nossa família unida.
  • O tempo passa e nós partilhamos tantas coisas. Fica sempre por dizer o quanto te amo. E amo tanto.
  • Mãe, obrigado por seres a minha âncora neste mar tempestuoso da vida. Amo-te, não sei o que faria sem ti.
  • Obrigado por seres uma fonte de força, orientação, felicidade e inspiração para nossa família, todos os dias. O nosso mundo é um lugar melhor por tua causa.
  • Feliz Dia, Mãe! Obrigado por cuidares tão bem de nós. Sei que nem sempre foi fácil.
  • Para a melhor mãe do mundo, feliz Dia da Mãe! Obrigada por seres psicóloga, cozinheira-chefe, conselheira, motorista pessoal, líder de claque e… A melhor mãe do mundo.
  • Escolhemos-nos tão bem. Tenho orgulho em ser teu filho/tua filha e uma felicidade imensa de ter aprendido sobre a vida perto de ti, com o teu exemplo.
Gravidez e Maternidade

Citações (de filmes, séries e músicas) para o Dia da Mãe

  • Amor de mãe é paz. Não precisa de ser adquirido, não precisa de ser merecido.” – Do psicanalista, filósofo e sociólogo alemão Erich Fromm
  • “Enquanto ela me guiou nestes últimos 18 anos, acho que ela nunca percebeu que a pessoa que eu mais queria ser era ela.” – Rory Gilmore na série Gilmore Girls
  • “A maternidade continua a ser a maior aposta do mundo, é a gloriosa força vital, enorme e assustadora – é um ato de infinito otimismo.” – Da comediante e atriz norte-americana Gilda Radner
  • “Preciso que ela me faça chocolate quente e me diga que tudo o que está a correr mal na minha vida se vai resolver.” – Do filme Youʼve Got Mail
  • – “Às vezes, quando pegas no teu filho, podes sentir o mapa dos teus próprios ossos sob as tuas mãos, ou sentir o cheiro de tua pele na nuca. Esta é a coisa mais extraordinária sobre a maternidade – encontrar um pedaço de ti mesmo separado e mesmo separado não poderias viver sem.” – Escreveu Jodi Picoult no livro “Tudo por Amor”
  • “Não há nada no mundo como o amor de uma mãe pelo filho. Não conhece lei, nem piedade.” – Escreveu a autora britânica Agatha Christie
  • “O amor da minha mãe sempre foi uma força de sustentação para a nossa família, e uma das minhas maiores alegrias é ver a sua integridade, compaixão e inteligência refletidas nas minhas filhas.” – Da advogada, ativista e ex- primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama.