Escapadinha de fim de semana na Madeira
Escapadinha de fim de semana na Madeira

Escapadinha de fim de semana na Madeira

Situada um pouco mais a sul - justamente quanto baste -, recebe mais sol e regista temperaturas amenas durante todo o ano, que convidam tanto a banhos quanto a caminhadas pela natureza.

Onde dormir?

Socalco Nature Hotel

Socalco Nature Hotel

Situado na zona da Calheta, este pequeno hotel foi construído sobre os típicos socalcos madeirenses, entre vinhas, canas de açúcar e bananeiras. A unidade hoteleira, inaugurada em 2020, conta com dezoito casas independentes, todas inseridas na natureza e com vista direta para o mar. No restaurante A Razão, no socalco mais abaixo, provam-se os sabores locais em cozinha de autor.

Socalco Nature Hotel: a partir de 149€ por noite, com pequeno-almoço.

Casas da Levada

fim de semana  madeira

Composta por seis casas individuais e familiares, a propriedade fica na Ponta do Pargo, no extremo oeste da Madeira, de onde se vê o pôr do sol mais bonito da ilha, sobre o mar. As casinhas em pedra, recuperadas e decoradas de forma tradicional, estão dispostas pelo terreno, que conta com várias hortas, uma zona com animais, levadas por onde corre a água e ainda uma piscina infinita.

Casas da Levada: a partir de 96€ por noite, com pequeno-almoço.

Estadia minima de 2 noites.

Por onde passear

Levada das 25 fontes

O caminho faz-se pelo meio da floresta e é um dos mais percorridos em toda a ilha. São 4,5 quilómetros para cada lado, feitos sempre na companhia de água corrente – a das levadas, que se vão fazendo ouvir. No final do percurso, encontra-se uma lagoa de água bem fresquinha mas que, ainda assim, pede um mergulho. É ela que dá o nome à levada, por ser formada por 25 fontes e quedas de água.

Cascata dos Anjos

Fonte: travelandkeepfit

Fica em plena estrada regional 101, entre a Madalena do Mar e a Ponta do Sol, um dos lugares mais “instagramados” da Madeira. Trata-se da Cascata dos Anjos, uma enorme queda de água que vem das montanhas e cai no alcatrão, com pompa e circunstância, sempre a temperaturas bastante baixas. Dos mais corajosos aos mais vaidosos, muitos são os que posam para conseguir a melhor fotografia.

Por onde estender a toalha ao sol

Praia do Seixal

Fica na zona norte da ilha e, por isso mesmo, é prudente escolher um bom dia de sol para a visitar, já que a região costuma ser um pouco mais cinzenta do que é habitual no resto da Madeira. Ainda assim, a Praia do Seixal é provavelmente a mais bonita de toda a ilha, onde o azul intenso do mar e o verde das montanhas contrastam com o areal, bem escuro, de origem vulcânica. 

Doca do Cavacas

Fica na ponta este do Funchal e é um dos locais mais apreciados pelos madeirenses. Quem desce a rampa que lhe dá acesso percebe imediatamente porquê: a paisagem é de cortar a respiração. As piscinas foram desenhadas entre as rochas, com muros brancos e alguns apontamentos a azul, que sobressaem entre o tom escuro das rochas. Para quem privilegiar o conforto, recomenda-se o aluguer de espreguiçadeiras.

Onde comer

Espetada do Viola: É um dos pratos mais característicos da Madeira e também um dos mais apreciados pelos próprios madeirenses, que muito visitam a zona de Câmara de Lobos para comer as melhores espetadas da ilha. É ali que fica o restaurante Viola, um dos mais concorridos, que traz a carne para a mesa num espeto de ferro, pendurado verticalmente, por onde escorre a manteiga que borbulha e derrete logo nos primeiros instantes.

Lapas do Clube Naval do Seixal: Porta sim, porta sim, encontram-se boas lapas na Madeira. Mas estas são especiais. Pode dizer-se que a magia está no local, com uma ampla esplanada virada para o Clube Naval, ou que está nos mergulhos que antecedem a visita a este local, que fica a um passo da praia e das piscinas naturais do Seixal. O que é certo é que estas lapas, que chegam na frigideira ainda a estalar, sabem melhor do que se possa descrever.

Para comer na ilha da Madeira sugerimos ainda:

  • The White House Pub & Restaurant: onde se pode provar um belo prego em bolo do caco
  • Doce satisfação: a não perder a queijada de maracujá… a típica queijada com um twist
  • A Baixa: vale a pena pedir o bolo do caco e lapas
  • Escarpa the Madeira Hideway: opção mais gourmet, mas uma boa aposta! O risotto de cogumelos, carpaccio de vitela e chambão de borrego são divinais
  • Lá ao fundo: provavelmente dos melhores tártaros da madeira… sem esquecer o bife de atum
  • Barreirinha Bar Café: uma paragem rápida para cervejinha